A prisão de Arruda é um marco histórico, nunca antes na história desse país… e você já sabe o resto. Entretanto, o importante é destacar as inovações, mudanças e tendências no cenário da participação política dos brasileiros.
A inovação fica para aquele morador de Brasília que acendeu uma vela na estátua da justiça em Brasília, pedindo a prisão do governador… rsrsrsr. Saiu no globo de sexta passada.
A mudança é, obviamente, o precedente aberto para a punição da pilantragem de calibre menor, e até maior (é a nossa esperança), espalhada pelo país.
A tendência é que estamos certamente caminhando na direção de uma maior participação política da sociedade no curto prazo. As instituições públicas de fiscalização serão mais requisitadas daqui pra frente. E os governos terão que demonstrar uma preocupação cada vez mais genuína com a transparência e a população. A dramaticidade das cenas do dinheiro nas meias, panetones e orações sendo repetidas diariamente funcionaram como um “start” que os brasileiros, e sobretudo os cristãos, precisavam para energizar uma cultura política de cobrança nacional.